top of page
Audiodescrição


É a descrição clara e objetiva de todas as informações que compreendemos visualmente e que não estão contidas nos diálogos, como por exemplo, expressões faciais e corporais, informações sobre o ambiente, figurinos, efeitos especiais, mudanças de tempo e espaço, além da leitura dos créditos, títulos e quaisquer outras informações escritas na tela.
 

Legenda Explicativa

 

Traduz em texto escrito todas as falas dos personagens, os elementos não-verbais sonoros encontrados nas cenas, dando ao espectador autonomia para a compreensão do filme.
 

 

Janela de Libras


Traduz para o espectador surdo ou com baixa audição, todos os diálogos e elementos sonoros fundamentais para a compreensão dos filmes, dando a este espectador a oportunidade de desfrutar da obra de forma semelhante às pessoas ouvintes.

 

História

A iniciativa foi compartilhada com público interno e alguns convidados externos com a apresentação do filme “O Tempo e o Vento”, em 18 de setembro de 2015, no auditório do edifício sede Banrisul, propiciando conhecimento das tecnologias de acessibilidade: audiodescrição, janela de Libras e legendas explicativas, assim como práticas acessíveis no processo de divulgação digital, abordagem e condução das pessoas com deficiência nos espaços do Banco.

​

Essa iniciativa contou com a parceria da Comissão Interna de Prevenção ao Acidente – CIPA e da Brigada de Incêndio com mapeamento de rotas de acessibilidade e preparação para recepção do público. O evento propiciou expressiva participação de público interno, contemplando tanto empregados estudantes de Libras, como pessoas com deficiência e interessados em conhecer as tecnologias de acessibilidade. Além desses, familiares de empregados, que possuem deficiência e alguns representantes de associações com deficiência prestigiaram o evento, valorizando a iniciativa do Banrisul e conhecendo as tecnologias inclusivas.

​

Para que a Ação Educativa Cinema Acessível Banrisul fosse estendida às Suregs e comunidades locais, a proposta foi apresentada e analisada de forma conjunta com instituições responsáveis por políticas públicas voltadas aos direitos das pessoas com deficiência, bem como no âmbito cultura, firmando-se parcerias institucionais.
 

O que é?
História
Sessões
O Festival de Cinema Acessível organizado pela Universidade Corporativa Banrisul, é exemplo de inclusão social e democratização de acesso à cultura e ao lazer.
 
É uma mostra de filmes nacionais atuais, que conta com três tecnologias de acessibilidade de forma simultânea, que proporcionam a deficientes visuais, cegos, deficientes auditivos, surdos e seus amigos sem deficiência estarem juntos em uma sala de cinema.
Recursos Utilizados
Contato

O TEMPO

E O

VENTO

O HOMEM

QUE

COPIAVA 

SANEAMENTO

BÁSICO

O FILME

Filmes Exibidos

Filmes Exibidos

Introdução

No Brasil, cerca de 24% da população (IBGE) possui algum tipo de deficiência em que se citam: a física, a visual, a auditiva e a intelectual para as quais, recentemente, foi aprovada a Lei Brasileira da Inclusão (LBI) que norteia uma série de diretrizes, viabilizando, entre outros encaminhamentos, maior possibilidade de protagonismo na relação de comércio, consumo, educação e trabalho para essa faixa representativa da população.

​

A evolução gradual do processo de inclusão dessa população pelo Banrisul perpassa por aspectos de infraestrutura, equipamentos, meio virtual e capacitação.

 

No âmbito de atendimento, além dos aspectos estruturais e tecnológicos, é fundamental atentar para o aspecto atitudinal. Por isso, o Banrisul desenvolve estratégias de sensibilização e capacitação para acolher e atender pessoas com deficiência, entre elas a Capacitação em Libras e a Acessibilidade EAD.

 

O treinamento e a sensibilização através de filmes propicia qualificar o empregado Banrisul para que este, em suas atividades, possa melhor compreender e cumprir as necessidades das pessoas com deficiência, contribuindo na compreensão da importância em atender o TAC – Termo de Ajuste de Conduta, firmado pela FEBRABAN em 16 de outubro de 2008, o qual estabelece as condições gerais de acessibilidade e atendimento para pessoas com deficiência física, visual, auditiva e mental.

Sessões Apresentadas

Experimente!

Introdução

É sempre bom lembrar que, se o aprendizado é um fenômeno intelectual, a aprendizagem é um fenômeno emocional. Em outras palavras, nós nos intelectualizamos com auxílio das emoções. A informação desprovida de sentido e de sentimento não cala na alma, não gruda na mente, não se acomoda na memória.

 

Eugênio Mussak

“O evento faz o Banco sair do número da última linha do resultado financeiro e investir em pessoas. E hoje, melhor ainda, está direcionado para pessoas especiais, onde tivemos a oportunidade de ver a satisfação, o brilho nos olhos e o sorriso constante em cada uma delas.”

​

Jênio Galon

Superintendente Regional Banrisul

Depoimentos

Experimente
Filmes Exibidos
Depoimentos

Marta Silva Neves

Pedagoga, Formação em Dinâmica dos Grupos, Especialização em Planejamento Ambiental e Mestranda em Ensino na Saúde.

Rafael Martins dos Santos

Administrador com ênfase em Recursos Humanos e pós graduado em Gestão Estratégica e Inteligência Competitiva.

Coordenadores

Coordenadores
bottom of page